Departamento de Saúde CVBRS
O ambulatório da Cruz Vermelha Brasileira

O ambulatório da Cruz Vermelha Brasileira – filial RS, atua desde 1980 com a prevenção e tratamento das dependências químicas, sendo referência estadual nesta área. Trabalha em dois níveis de prevenção: primária e secundária, organizando diversos serviços direcionados à comunidade. Os serviços terapêuticos oferecidos são desenvolvidos por equipe técnica multiprofissional ancorada pelo princípio do voluntariado. No ambulatório, é prestado atendimento as pessoas que buscam auxílio na recuperação da dependência química e alcoolismo, em sua maioria adolescentes e adultos.

Atuam no ambulatório em torno de 50 profissionais das áreas de Psicologia, Psiquiatria, Clínica Geral, Terapia Ocupacional e Consultoria em Dependência Química. Nossa equipe conta com aproximadamente 13 médicos encaminhados pelos nossos parceiros da área de especialização em psiquiatria: Instituto Abuchaim, Instituto Cyro Martins e Centro de Estudos José Barros falcão.  Contamos também com 5 estagiárias, último estágio clínico, das parceiras: ULBRA- Universidade Luterana Brasil, FADERGS-Centro Universitário e IPA-Centro Universitário Metodista de Porto Alegre/RS. 

As atividades iniciam pelo acolhimento, ou seja, uma escuta humanizada, bem como o encaminhamento de acordo com a necessidade dos pacientes. Nosso foco de tratamento está centrado no tripé: psicologia, psiquiatria e grupos. Estes grupos terapêuticos são coordenados por uma equipe multidisciplinar que acontecem em dois turnos (manhã e tarde). A temática é basicamente “Prevenção a Recaída” e “Psico-educações” sobre DQ -Dependência Química.  Para os adolescentes, o Núcleo de Adolescentes oferece, além dos grupos, oficinas terapêuticas.

 

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Rio Grande do Sul é parte oficial integrante da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, que representa no país o Movimento Internacional da Cruz Vermelha.

Endereço:

Av. Independência, 993 – Independência – Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Funcionamento:

Segunda a Quinta – 08:00 – 18:00

Sextas – 08:00 – 17:00

Filiais no estado:

Cruz Vermelha Brasileira © 2021 Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: